Luis Fonsi

Biografia


Luis Alfonso Rodríguez López-Cepero, mais conhecido como Luis Fonsi, nasceu em 15 de abril de 1978 em San Juan, Porto Rico. Tem dois irmãos: Jean e Tatiana. Desde pequeno, Luis Fonsi já dava sinais de que a música iria orientar a sua vida. Com 3 anos imitava as estrelas do popular grupo Menudo, e com pouca idade entrou para um grupo de crianças de San Juan. Com apenas 10 anos, se mudou com sua família de Porto Rico para Orlando (Flórida). Lá entrou na escola Dr. Phillips High School, onde formou uma banda com colegas do instituto. A música já era peça importante e vital na vida de Luis Fonsi. Tanto foi assim que ele estudou música na Universidade Estadual da Flórida.

Com apenas 18 anos, em setembro de 1998, gravou seu primeiro álbum, titulado "Comenzaré", que teve o reconhecimento da revista Billboard, como "artista revelação latino", e obteve o incentivo para a gravação de um segundo álbum, "Eterno", produzido por Rudy Perez. Este disco significou a consolidação de Luis Fonsi como artista, especialmente em Porto Rico e Estados Unidos; com o álbum "Eterno" se lançou para o mercado internacional e chegou à Espanha com o hit "Imagíname Sin Ti".

Em 2002, Luis Fonsi nos surpreendeu com "Amor Secreto", um álbum com baladas "de cortar o coração" combinado com ritmos de hip hop, mas sem deixar de lado a essência original. Deste disco surgem sucessos como "Quisiera Poder Olvidarme de Ti", "Amor Secreto" e "Irresistible". Este disco teve sua versão Inglês, titulada "Fight The Feeling", que foi lançado nos Estados Unidos com grande sucesso.

Durante esse tempo, Luis Fonsi participou de grandes eventos como foi o Jubileu de 2000, cantando frente ao Papa João Paulo II, e participou da homenagem às vítimas do ataque de 11 de Setembro de 2001 na Casa Branca. Ele também teve participações com Christina Aguilera (Si No Te Hubiera Conocido), Jacy Velásquez e a sua madrinha musical Olga Tañón (Quien Diría). Ele abriu as turnês de Britney Spears pelos Estados Unidos e compôs temas para Ednita Nazario (Si No Me Amas) e Olga Tañón (Tanto Que Te Dí) que rendeu o Grammy Latino para a artista porto-riquenha, em 2000.

Ao final do ano de 2003 foi lançado "Abrazar La Vida", um disco onde Luis Fonsi mostrou o lado mais saboroso da salsa, de suas raízes porto-riquenhas. Fomos mais uma vez surpreendidos com as suas letras e ritmos. Foram grandes êxitos: "Quien Te Dijo Eso" e "Abrazar La Vida", com os vídeos gravados em Bangkok, e "Por Ti Podria Morir". Também se destaca a música "La Fuerza De Mi Corazon" que foi música tema do filme "El Cid", que teve grande sucesso na Espanha.

"Paso a Paso" chega à discografia de Luis Fonsi. Um disco diferente, cheio de balada pop, mas com um novo som, com a composição e produção original do próprio Luis Fonsi. Um disco que marcou o antes e o depois da carreira desse artista de sucesso. Com este disco conseguiu posições nas paradas de música e nas rádios mais prestigiadas no mercado latino. O seu êxito "Nada Es Para Siempre" ganhou a nomeação e também fez uma brilhante participação no Grammy Latino de 2006. Mais uma vez, Luis Fonsi é reconhecido pela indústria da música latina como um artista completo e de prestígio.

Com "Paso a Paso" conseguiu um Disco de Ouro na Espanha e participou em inúmeras galas nesse país, incluindo a Espanha em sua turnê de "Paso a Paso", aparecendo em diferentes cenários conseguindo muito sucesso.

Para completar ainda mais sua carreira, Luis Fonsi nos apresenta um álbum de grandes sucessos de 1998 a 2006, que recolhe todas estas músicas que foram importantes e que soou em todas as rádios e TV. Músicas que o fizeram crescer em muitos países ajudando-o na consolidação como um artista internacional. Também nos apresenta duas músicas inéditas "Tu Amor" e "No Lo Digas Mas", conseguindo com a primeira música, a primeira posição na prestigiosa revista Billboard.

2006 foi um ano de sucessos pessoais e profissionais na vida de Luis Fonsi. Ele se casou em junho de 2006 em Porto Rico com a atriz Adamari López de quem estava noivo desde 2002. O casamento ficou marcado por uma longa e dura luta contra o câncer de mama de Adamari às vésperas do lançamento do seu novo álbum. Desse momento nasceu a música que daria nome ao seu novo álbum "Paso a Paso" dedicada totalmente ao momento que eles estavam passando.

Quando o amor, a paixão e a música correm pelas veias de um jovem, surge "Palabras Del Silencio". Esse é o titulo da nova produção do cantor, compositor, músico e produtor porto-riquenho Luis Fonsi que mostra a poderosa e versátil voz do cantor.

Depois de apresentar-se nos mais importantes eventos do mundo, Luis Fonsi retorna ao cenário musical com letras cheias de emoção e sentimentos conseguindo traduzir aquilo a que tem chamado de "o seu disco mais importante".

"Palabras Del Silencio" apresenta um Luis Fonsi muito mais incorporado na pele do compositor e produtor. E, se é que a responsabilidade de ser um cantor que consegue transmitir seus sentimentos com sua voz é grande, a de compor e produzir um projeto como um todo passa a ser enorme.

Porém como de desafios foi composta sua carreira musical, após o sucesso do seu ultimo álbum "Paso A Paso", Luis Fonsi não teve vontade nenhuma de sair do estúdio de gravação e tomar o tempo necessário. Três anos foi preciso para a criação e desenvolvimento deste novo disco, definitivamente o mais internacional de sua história discográfica.

Certamente, todos os que com o passar do tempo apostaram nesse talentoso porto-riquenho e que o fizeram merecedor de importantes reconhecimentos, tais como, "Artista Pop Masculino do Ano" nos Premios Lo Nuestro em duas ocasiões consecutivas e até ao prêmio máximo da "Gaviota de Oro" no importante festival musical de Viña Del Mar, não terão com que se preocupar.

Luis Fonsi garante que esses passos, destacando entre eles a majestosa e impressionante apresentação nos prêmios Grammy Latino junto ao guitarrista de ZZ Top, Billy F. Gibbons, definitivamente permitiram-lhe confiar que o mundo da música é seu, como o descobriu em sua infância. Christina Aguilera, Laura Pausini, Wisin y Yandel, José Feliciano e Olga Tañón também pensaram assim, por essa razão o convidaram a participar com sua poderosa voz em duetos, confiando em seu talento para unir seus sentimentos em apenas uma música.

Todo este destaque pode ser confirmado pelos varios discos de Ouro e Platina em Países como Porto Rico, Estado Unidos, Venezuela, Chile e Espanha, entre outros; e os números UM na prestigiosa revista Billboard graças a músicas como "Nada Es Para Siempre", "Imagíname Sin Ti", "Abrazar La Vida" e "Tu Amor". São essas mesmas músicas responsáveis pelas milhares de vendas de discos a nível internacional.

O cantor que estudou na prestigiosa escola de música de Flórida, Flórida State University, onde completou sua formação profissional em música. Como compositor contou com a confiança de importantes personalidades do cenário musical, tais como Olga Tañón, Victor Manuelle e Ednita Nazário que selecionaram suas músicas para formar parte de suas produções discográficas. Com cada um compartilhou seu dom para a composição e produção de músicas que em apenas semanas se tornaram em grandes sucessos de radio conseguindo importantes posições na lista Billboard.

Após 3 anos sem apresentar um disco inédito, Luis Fonsi está mais que preparado para retornar com essa energia incansável que o caracteriza, em grandes cenários internacionais como Porto Rico, Estados Unidos, México, América do Sul, América Central e Espanha.

Com "No Me Doy Por Vencido", sua primeira música de trabalho deste sexto projeto discográfico, Luis Fonsi escala rapidamente as listas de Estados Unidos, Porto Rico, Espanha, México e América Latina. A música estreou na posição 5 entra as mais ouvidas do chart Pop Latino e é a música NÚMERO UM da radio em Porto Rico, além de estar no Top 10 del Hot Latin Songs na revista Billboard. Enquanto isso, no México, Espanha e América Latina sua estréia também foi impressionante.

"Palabras Del Silencio" foi co-produzido por ganhadores de prêmios Grammy, Sebastian Krys, Armando Ávila, Jacobo Calderón e o próprio Luis Fonsi.

Ele lançou varias produções discográficas para o mercado, estabeleceu-se como um artista em todos os aspectos, tanto vocal, como interpretativo e tem crescido como compositor, criando músicas para si próprio e para outros artistas com grande reconhecimento. Luis Fonsi é um cantor completo e diversificado.

Com a facilidade das novas tecnologias, em abril de 2008 e março de 2009, Luis Fonsi inicia uma nova forma de contato com os seus fãs de todo o mundo unindo-se ao Facebook e Twitter, respectivamente.

Em setembro de 2010, um ano após o anúncio de sua separação, Luis Fonsi apresenta um pedido oficial à corte de Miami e em dezembro de 2010, Luis Fonsi e Adamari Lopez estão oficialmente separados. Somente em junho de 2011, Luis Fonsi falou a revista People em Español sobre todo processo de separação.

Em 2010, Luis Fonsi compôs "Llena De Amor" para uma novela argentina que leva o mesmo nome.

"Tierra Firme" foi lançado dia 28 de junho de 2011. Luis Fonsi escreveu mais de 120 canções e levou 1 ano e meio para selecionar as 10 musicas que estão no álbum. Luis Fonsi segue seu mesmo estilo pop, R&B e romântico. Trata-se de um disco muito variado com suas canções "corta venas" e as mais dançantes como o cover dos anos 80 do Grupo Menudo "Claridad".

"Tierra Firme" representa, tanto nas letras quanto na música, a sua evolução como pessoa e artista. O primeiro single do álbum foi o tema "Gritar", uma música cheia de otimismo.

Luis Fonsi retomou sua vida amorosa com a modelo espanhola Águeda López e no dia 20 de dezembro de 2011, Luis Fonsi se torna pai de uma linda menina que se chama Mikaela Ailed. Em julho de 2012, na cidade de Córdoba na Espanha, Mikaela foi batizada em uma cerimônia privada.

Luis Fonsi é um dos artistas latinos mais reconhecidos na América Latina, graças à sua curta, mas bem sucedida carreira. É um artista que lutou por seus sentimentos em toda sua vida, transformando o seu grande sonho, a música, em sua vida e sua maior realidade.

Luis Fonsi - clipes